Equipe técnica do Ministério das Comunicações responsável pela implantação da Televisão Digital visita município para estabelecer critérios do desligamento. Município será o primeiro do País

Equipe do governo federal em visita aos estúdios da TV Record: profissionais conheceram as emissoras de TV e rádio que atuam em Rio Verde


Oníria Guimarães,Especial para Cidades
Rio Verde (GO) será a primeira cidade no Brasil a ter o sinal analógico desligado no dia 29 de novembro de 2015 e utilizará apenas a transmissão digital. E para conhecer a região, veio ao município uma equipe técnica do Ministério das Comunicações responsável pela implantação da Televisão Digital na cidade.
A equipe foi recebida na tarde de terça-feira, 5, pelo secretário municipal de Comunicação Danilo Moraes. Sob o comando de Jovino Pereira, diretor do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações estavam: William Ivo Koshevnikoff Zambelli, coordenador substituto do Grupo de Trabalho da Televisão Digital, do Ministério das Comunicações, e Helber Moura Jordão, gerente macrorregional da Secretaria de Relações Institucionais.
Rio Verde foi escolhida para ser a primeira cidade brasileira a ter cobertura exclusiva do sinal de Televisão Digital, um fator que revoluciona a televisão brasileira e nos coloca em termos iguais na evolução tecnológica mundial. Os motivos para a escolha foram considerados: o porte com mais de 160 mil habitantes, a proximidade com a capital federal e o fator que o sinal emitido por Rio Verde não influencia outras cidades, o que trará para os técnicos uma mensura real no impacto do desligamento do sinal analógico.
Para o secretário de Comunicação, a escolha de Rio Verde para ser a primeira cidade brasileira a ter o sinal analógico desligado é reflexo da referência que a cidade se tornou para todo o País e temos os olhos do Brasil voltados para Rio Verde: “Somos referência nacional pela força do agronegócio, pela Tecnoshow, por nossa posição geográfica e pelo trabalho desenvolvido por nossa administração, que se destaca pelas ações de programas sociais e também pela avaliação do Ideb. Agora novamente temos o Brasil com as atenções voltadas para nossa cidade, tivemos o privilégio de ser a primeira cidade brasileira com cobertura total da televisão digital, isso eleva Rio Verde em termos de tecnologia igualando-a às maiores cidades mundiais”, destaca o secretário.

Prefeitura sugere ação para aquecer mercado de mídias
Participaram da reunião em Rio Verde o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rubens Leão, o secretário de Políticas Estratégicas, Fausto Capparelli, o responsável técnico da secretaria, Marcos Flávio Januário, representantes de agências de publicidade, diretores das emissoras de televisão local, e representantes dos ministérios.
O secretário de comunicação Danilo Moraes sugeriu que dentro do planejamento de ações o ministério prestigie o mercado local na criação as campanhas de divulgação da TV Digital. “Sugiro que o mercado local de agências de propaganda, gráficas, produtoras e demais empresas do segmento de comunicação sejam valorizadas e que participem desse processo histórico prestando seus serviços. Temos excelentes profissionais no mercado, e o que almejamos é movimentar o mercado publicitário local gerando emprego e renda para o município”, diz o secretário.
No dia seguinte, o secretário de Comunicação acompanhou a equipe de técnicos dos ministérios em visitas aos estúdios das emissoras de televisão locais, onde concederam entrevistas e fizeram testes de sintonia dos canais digitais autorizados. Em seguida a comitiva se reuniu com os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV), Dejane Mara Maffissoni, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Mário Furacão, para discutir as necessidades e as preocupações dos varejistas com a demanda dos receptores digitais e estudaram ainda a possibilidade da realização de uma pesquisa para sondar a dimensão de habitantes que ainda não possuem televisores ou receptores digitais.
O diretor do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações ponderou ainda que está sendo realizado um estudo para viabilizar a distribuição de um kit digital composto por receptor e antena digital para os beneficiários do Bolsa Família do governo federal e também a possibilidade de um crédito bancário para subsidiar a aquisição dos equipamentos necessários para a adequação dos televisores analógicos.
Fonte: Diario da Manhã

Postar um comentário

 
Top