O prefeito de Itaitinga, Abel Cercelino Rangel Jr., anunciou na tarde desta segunda-feira, 23 de março, a programação alusiva às comemorações pelos 23 anos de emancipação política do município, que transcorre no dia 27 próximo. De quarta (25) até domingo (29), serão realizados diversos shows na Praça de Eventos, envolvendo bandas gospel, de forró e talentos da terra, missa em Ação de Graças, minimaratona e o tradicional passeio ciclístico do município.
“Procuramos fazer a melhor comemoração possível obedecendo, primeiro, aos ditames da Lei de Licitações, e depois, procurando valorizar o patrimônio público no que diz respeito às contas públicas. Tendo em vista que equilibramos as contas do município e temos um caixa estável, a população de Itaitinga terá uma festa digna e feita com responsabilidade, marca da gestão Governando Para Todos, que vem transformando a realidade da cidade e de seus habitantes”, afirmou o prefeito Abel.
Confira a programação:
QUARTA – 25/03
21h – Show Gospel com a Banda Trazendo a Arca
QUINTA – 26/03
21h – Shows de Aniversário com as Bandas Binha Cardoso e Xote de Elite, Taty Girl, Solteirões do Forró e Limão com Mel
SEXTA – 27/03
19h – Missa em Ação de Graças
21h – Show com Batista Lima
SÁBADO – 28/03
21h – Show com Talentos da Terra
DOMINGO – 29/03
7h – Minimaratona da Paz, com saída no Carapió e chegada na Praça de Eventos
8h30 – Tradicional Passeio Ciclístico
ITAITINGA E SUA HISTÓRIA
Itaitinga é um município brasileiro do estado do Ceará, pertencente a Região Metropolitana de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens da BR 116, no nordeste do país, a 25 quilômetros de Fortaleza. Sua toponímia Itaitinga é uma aglutinação de prefixos advindos do Tupi Guarani: Itá = Pedra + y = rio + tinga = branco, significando Riacho das Pedras Brancas.6 .
Está localizada às margens da BR 116, a uma altitude média de 67 metros e é centro de um município de 150,8 km² de área e 35 820 habitantes3 . É a 50ª cidade mais populosa do estado do Ceará e a 941ª mais populosa do Brasil.
É uma das cinco cidades cearenses mais próximas da capital do estado a 25 km de Fortaleza, no Ceará.
HISTÓRIA
As terras as margens do rio Coaçu eram habitadas por diversas etnias, tais como os Pitaguary e Jenipapos-canindés. As terras ao redor de Gereraú (um lugarejo às margens da antiga estrada Messejana-Pacatuba ou Estrada Itaitinga-Carapió) tiveram a sua história mudada com a construção da BR 116 nos anos 30 do Século XX.
O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), agora Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) montou ao lado leste da Serra de Itaitinga residência para os engenheiros da obra, e uma pedreira para a retirada de brita, que serviria para os alicerces da estrada.
Nos anos 60 e anos 70 do século XX, a antiga Estrada Itaitinga-Carapió, atual Rodovia Edson Queiroz (CE-350) que liga Itaitinga a Pacatuba (Ceará), teve boa parte do seu percurso inundado pelas águas dos açudes que abasteceriam Fortaleza de água potável, como Açude Gavião e Açude Pacoti/Riachão.
Da residência temporária do DNER, extrativismo, construção dos Açude Gavião e Açude Pacoti/Riachão surgiu Itaitinga que recebeu status de município pela lei estadual nº 11927 de 27 de março de 1992, com território desmembrado de Pacatuba.
A economia de Itaitinga é baseada na mineração, na extração de rochas ornamentais, brita, placas para fachadas e usos diversos na construção civil; a extração de areia e argila (utilizada na fabricação de telhas, tijolos), bem como extração de rocha calcária (para obtenção de cal virgem). A cidade também é conhecida por abrigar 7 casas prisionais, tendo a Casa de Privação Provisória de Liberdade IV sido mais recentemente inaugurada pelo Governo do Estado.
Fonte: Prefeitura de Itaitinga-CE
Postar um comentário